Segundo o Sindilojas-GO, o varejo encara a data com otimismo moderado; endividamento dos consumidores, altas taxas de juros e crédito restrito são desafios para os comerciantes
Goiânia, 24 de novembro de 2025- A edição de 2025 da Black Friday deve movimentar R$ 793,3 milhões em vendas no comércio goiano, volume 7,5% maior em relação ao ano passado, segundo projeta o Sindilojas-GO (Sindicato do Comércio Varejista no Estado de Goiás). No cenário nacional, a CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo) calcula uma receita de R$ 5,4 bilhões, o maior volume em negociações para a data desde 2010.
“Esses números são sustentados, em parte, pelo desempenho positivo no 1º semestre, que superou as expectativas do comércio. Porém, não se pode ignorar os reflexos de alguns fatores macroeconômicos no consumo, como os juros nas alturas, que encarecem o crédito, elevam os custos operacionais e, consequentemente, freiam o investimento e o consumo a prazo”, comenta o presidente do Sindilojas-GO, José Reginaldo Garcia. Para ele, o clima no varejo é de otimismo moderado.
Segundo o Banco Central, a atual taxa média de juros das operações de créditos livres destinados às pessoas físicas (58,3% ao ano) se encontra no maior patamar para essa época do ano desde 2017. A alta taxa Selic e a inadimplência recorde perpetuam o ciclo das dívidas. De acordo com pesquisa própria da CNC, os percentuais das famílias com contas em atraso e sem condições de honrar compromissos financeiros se encontram em patamares recordes (30,5% e 13,2%, respectivamente).
Setores em destaque
Ainda nas projeções para o Brasil, os segmentos de hiper e supermercados (R$ 1,32 bilhão), eletroeletrônicos e utilidades domésticas (R$ 1,24 bilhão) e de móveis e eletrodomésticos (R$ 1,15 bilhão) deverão responder por 68% da movimentação financeira prevista nesta Black Friday. Outros ramos do varejo com altas cifras devem ser o de vestuário e acessórios (R$ 0,95 bilhão) e o de farmácias, perfumarias e cosméticos (R$ 0,38 bilhão). É um panorama que – resguardadas as proporções – tende a se repetir em Goiás, conforme aponta o Sindilojas-GO.
“A expectativa do comércio é de fechar o ano com um volume de vendas superior a R$ 2,8 bilhões, somando as campanhas da Black Friday e do Natal. O sucesso nessas duas datas comemorativas dependerá de um equilíbrio delicado entre a atratividade das ofertas e a capacidade de consumo das famílias”, finaliza José Reginaldo Garcia.